DISCIPULADO E MISSÃO A SERVIÇO DA VIDA
Durante o mês de agosto a Igreja do Brasil dirige sua atenção para a realização plena das pessoas. Este é o mês vocacional. Deus mesmo é a plenitude da vida das pessoas. Para que isso aconteça é preciso que o plano de Deus a respeito da pessoa humana se realize. “Deus é amor!” E Nele encontramos a fonte de vida e de salvação que vai além de tudo que podemos imaginar, conhecer ou pedir. Ele nos enviou o seu Filho amado que, para cumprir sua missão, “se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza” (2 Cor 8,9). É desse projeto de amor que, na força do Espírito Santo, nasce a Igreja como assembléia de vocacionados.
Na alegria de fazer parte dessa família de Deus, pedimos a graça para respondermos a esse chamado e vivenciá-lo. Isso é possível peã ação do Espírito santo, pois é ele que conduz a Igreja e o mundo para seguir Jesus Cristo, precisamos estar disponíveis para o serviço da vida, a fim de que “nele nossos povos tenham vida e via em abundância”.
Mês vocacional é tempo de oração, reflexão, aprofundamento, e aceitação da pro+vocação de Deus para a vida seja feliz e realizada em prol do bem da comunidade. Nossas comunidades são chamadas a desenvolver ações para que a pessoas busquem a santidade individual e cresçam no espírito comunitário. O reinado de Deus precisa ser aceito e, quando isso acontece, estaremos vivendo a nossa vocação: ajudando na edificação do Reino.
Por isso, no primeiro domingo a Igreja olha para o ministério ordenado, pedindo a Deus que bispos, padres e diáconos vivam bem o seu ministério a serviço do povo. Ainda pede que não faltem pastores para dar a vida pelo seu povo. Reza e pede que muitos jovens, discernindo os sinais de Deus, se decidam a seguir a proposta de serem ministros ordenados. Portanto, não é dia de homenagem aos padres.
No segundo domingo de agosto a Igreja reflete sobre a vida em família, o papel dos cônjuges na geração e educação dos filhos. A família é lembrada e celebrada como célula mãe da sociedade. A participação de homens e mulheres, através da paternidade e maternidade, na obra criadora de Deus e na construção de comunidade é o projeto de Deus. Portanto, não é apenas dia de homenagear os pais.
No terceiro domingo a Igreja lembra a vida consagrada, religiosa e secular. São irmãos e irmãs nas congregações religiosas apoiados nos votos de pobreza, castidade e obediência, vivenciando em comunidade, mostrando ao mundo um prenúncio do Reino definitivo. Ainda pessoas nos Institutos Seculares vivendo no mundo do trabalho essa mesma consagração.
No quarto domingo a Igreja recorda todos os ministérios dos cristãos leigos e leigas. A santificação e a construção do Reino através da Igreja exige lideranças, ministérios e carisma diversificados. São pessoas nos mais diversos Conselhos, catequistas, ministros da palavra e comunhão, leitores, cantores, agentes das pastorais sociais....A Igreja necessita desta diversidade de ministérios para levar adiante o Reino. O que necessitamos que se acentue neste mês vocacional?
1. Que toda pessoa batizada, assim como toda Igreja, é chamada a ser missionária. Por isso, precisa:
Ø Renovar sempre a certeza de que, por amor, Deus Pai nos chama sempre para seguir Jesus Cristo missionário, pobre e servo e nos concede a graça para responder de modo positivo a esse chamado;
Ø Deixar-nos envolver e guiara pelo espírito Santo que nos precede e age em nós, assim como em outras pessoas;
Ø Experimentar a alegria de sermos enviados a todas as pessoas, conscientes da prioridade aos mais distantes, aos excluídos, aos jovens, para manifestar-lhes a misericórdia de Deus;
Ø Descobrir sempre o jeito missionário de Jesus que, de modo gratuito, colocou-se na contínua escuta do Pai e das pessoas, especialmente dos que mais sofriam;
Ø Promover e organizar experiências missionárias, especialmente com jovens.
2. Que nas comunidades, com as pastorais, equipes e movimentos, se fortaleça e seja assumida a cultura vocacional. Por isso necessitamos:
Ø Trabalhar ainda mais para despertar a consciência vocacional;
Ø Ressaltar a dimensão vocacional em todo trabalho de evangelização;
Ø Dar espaço para oração pelas vocações, valorizando-a;
Ø Permitir que toda Igreja Particular esteja envolvido no serviço de animação vocacional
Ø Continuar olhando, com carinho, para a Amazônia e escutando seus apelos e expressando a nossa solidariedade.
3. Que todo o agente vocacional sinta alegria em sua missão:
Ø Cultivando as características fundamentais do discípulo-missionário e a mística enraizada no Evangelho e na realidade do povo;
Ø Estando disponível para o serviço de animação vocacional;
Ø Valorizando a participação na celebração eucarística e dando tempo para o pessoal e em equipe para meditar a Palavra de Deus e contemplar a ação do Espírito de Deus nesse trabalho.
4. Que formação dos cristãos leigos(as) e dos futuros padres seja assumida de modo bem concreto por todas as comunidades, pastorais e movimentos:
Ø Organizando coletas;
Ø Promovendo campanhas para suprir suas necessidades
Enquanto celebramos o mês vocacional, a Igreja do RS conclama a todos para assumirem a vida e a missão neste chão através do Fórum. Todos são convocados a participar do esforço de dialogar e descobri a identidade e missão da Igreja neste Estado, isto é descobrir a vocação da Igreja neste chão.
Pe. Tarcisio Rech
Comissão de Organização do Fórum
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário